Jogo realizado no dia 26/01/2008, às 12H00
Equipas:
Odivelas – Linda-a-Velha
Local: Odivelas
Assistência:
cerca de 25/30 espectadores
1ª Parte
Golos do SCLV aos 23 e 30 minutos de jogo.
Resultado ao intervalo :
Odivelas - 0
SCLV - 2
2ª Parte
Golos do Odivelas aos 38 e 53 minutos de jogo.
Resultado final:
Odivelas - 2
SCLV - 2
Breve análise do jogo:
A equipa do SCLV, ao contrário do que habitualmente tem feito, entrou decidida em atacar. Desde o início que começou a pressionar o adversário, não dando qualquer hipótese deste organizar o jogo. Sempre que a equipa adversária tinha a posse de bola, os jogadores do SCLV de imediato faziam “pressing”, não dando margem ao adversário para organizar o jogo.
Logo aos 3 minutos de jogo, Bryan numa boa desmarcação pela direita, já dentro da área, rematou cruzado, fazendo passar a bola junto ao poste direito do guarda-redes do Odivelas, que se limitou a seguir a trajectória da bola com os olhos, ficando aqui o 1º aviso para a equipa da casa.
O SCLV atacou continuamente, sem dar grande tempo ao adversário para respirar. Aos 21 minutos de jogo, efectuou de novo um bom remate à baliza, a que o guarda-redes correspondeu com uma boa defesa.
A equipa da casa mal conseguia sair para o ataque, porque assim que os jogadores tinham a posse de bola, os jogadores do SCLV pressionavam de imediato, obrigando-os a jogar mal ou a perder bola.
Até que, aos 23 minutos de jogo, Ricardinho numa jogada rápida de ataque, fez um passe de 1ª para Henrique e este, por sua vez, driblou um adversário e, de fora da área, rematou à baliza, inaugurando o marcador para o SCLV.
Após este golo, o Odivelas tentou reagir, mas não conseguia ultrapassar a defesa do SCLV.
Aos 30 minutos, quando ambas as equipas já ansiavam pelo intervalo, a equipa do SCLV, num contra-ataque rápido, conseguiu a superioridade, de três para dois, e Henrique passou a bola para a direita, onde Ricardinho se desmarcava, tendo este, de primeira, desferido um grande remate à baliza, fazendo assim o segundo golo do encontro, sem qualquer hipótese de defesa para o guarda-redes da casa.
Na 2ª parte, o SCLV não entrou tão bem no jogo, talvez, devido ás várias substituições efectuadas, tendo o Odivelas equilibrado momentaneamente o jogo. Mas, mesmo assim, ao minuto 6, Bryan conseguiu isolar-se, só que adiantou demasiado a bola e permitiu que o guarda-redes chegasse primeiro, vendo assim desperdiçada a hipótese de fazer o 3º golo, que “mataria” o jogo. Com esta defesa, a equipa contrária ganhou ânimo e, logo a seguir, na sequência da marcação de um livre, descaído sobre a direita, no sentido atacante da equipa da casa, batido para a área do SCLV, um jogador do Odivelas fugiu à marcação do defesa e conseguiu reduzir a vantagem.
A partir daí a equipa do SCLV voltou a cargar no “acelerador” e “encostou”, de novo, a equipa da casa no seu meio campo, criando várias jogadas consecutivas de perigo, só que os jogadores estavam com a pontaria desafinada e não conseguiam introduzir a bola na baliza.
E, como quem não marca acaba por sofrer, foi o que aconteceu a sete minutos do fim, contra a corrente do jogo, o Odivelas num contra-ataque rápido conseguiu que o seu avançado se desmarcasse e ficasse frente a frente com o guarda-redes, rematando, de primeira, para a baliza, a que o guarda-redes respondeu com uma boa defesa, só que a bola ressaltou para o lado, e, na recarga, outro jogador rematou, tendo o guarda-redes defendido de novo, e, mais uma vez, a bola ressaltou, até que novo remate introduziu a bola na baliza e proporcionou o empate.
Para a equipa do SCLV foi um balde de água fria, os jogadores não conseguiram esconder o desalento. Mas, nos minutos que ainda faltavam, fizeram tudo para tentar ganhar a partida, mas em vão, porque não conseguiram marcar mais nenhum golo.
Ao contrário do que tem vindo a acontecer, neste jogo, a equipa do SCLV, rematou bastantes vezes à baliza (catorze), mas com pouca eficácia, uma vez que só conseguiu marcar dois golos. A equipa adversária foi mais feliz, porque nos quatro remates (dois na 1ª parte e dois na 2ª) que efectuou à baliza conseguiu marcar dois golos.
O guarda-redes do SCLV, durante todo o jogo, foi um mero espectador, tendo na primeira parte feito duas defesas fáceis, já que, na segunda parte, as duas únicas jogadas de ataque do Odivelas deram em golo. Esta estatística espelha bem o ataque contínuo orquestrado pela equipa do SCLV.
Neste jogo, os jogadores do SCLV estiveram mais soltos, mais rápidos, trocaram melhor a bola e foram mais “agressivos” nas bolas divididas. Também tiveram a preocupação de jogar mais para o colectivo e menos individualmente, portanto, quando se joga assim, só pode mesmo resultar numa boa exibição. No entanto, por vezes, joga-se bem e não se ganha, porque até para ganhar é preciso sorte e, desta vez, faltou-lhes a “estrelinha” da sorte.
Face ao que se passou em campo, para a equipa do SCLV, o empate foi injusto, pode-se mesmo dizer que soube a derrota, porquanto foi manifestamente pouco para aquilo que a equipa fez.
Parabéns “putos”, pelo bom desempenho e pela grande entrega, que resultou num bom jogo. Espera-se que, de futuro tenham a mesma atitude, porque a jogar assim os bons resultados terão de aparecer.
Actuação do árbitro:
O árbitro, apesar de pequenos erros, não teve qualquer influência no resultado. Nota positiva.