Jogo da 3ª jornada – 2ª Fase B, série 7, em Infantis 11, do Campeonato Distrital de Futebol Juvenil de Lisboa, realizado no dia 14/02/2009, às 15H00.
Local: Parque Desportivo Fernando Magalhães, em Linda-a-Velha
Assistência: cerca de 150 espectadores
Equipas: S. C. Linda-a-Velha x C. F. “Os Belenenses” B
Constituição das Equipas:
Linda-a-Velha:
1-Ricardo Estevens; 2-Afonso Caio; 4-Ricardo Amaral; 5-Ricardinho; 7-Bryan Rodrigues; 8-Duarte Antunes; 10-Henrique Nunes ©; 11-Zé Bernardo; 16-Miguel Camelo; 18-Diogo Serrano e 21-Rodrigo Ferreira.
Suplentes: 12-David Grilo; 6-Tiago Silva; 9-Ricardo Silva; 13-Rodrigo Vilela; 14-João Henriques; 17-Kevin Figueiredo e 20-Ivan Silva.
Treinador: José Barbosa
Belenenses "B":
1-Rafael Conceição; 2-Bernardo Nunes; 3-Diogo Sousa ©; 4-Tiago Fernandes; 5-João Esteves; 6-Rodrigo Fernandes; 7-Bruno Varela; 8-Ricardo Silva; 9-Lourenço Barrada; 10-Lucas Alves e 11-Jorge Amaral.
Suplentes: 12-André Gomes; 13-Francisco Pinto; 14-Álvaro Horta; 15-Ruben Viveiros; 16-Afonso Saraiva e 17 Fábio Faísca.
Treinador: Pedro Moreira
1ª Parte:
Golo do Linda-a-Velha aos 9 minutos de jogo (Henrique).
Resultado ao intervalo:
Linda-a-Velha – 1
Belenenses - 0
2ª Parte:
Golo do Belenenses aos 4 minutos (Fábio Faísca);
Golo do Linda-a-Velha aos 21 minutos (Henrique).
Resultado final:
Linda-a-Velha – 2
Belenenses - 1
Análise do jogo:
GRANDE JOGO DE FUTEBOL ... COM MUITA EMOÇÃO, MUITO SUOR E ALGUMAS LÁGRIMAS.
ACABOU POR GANHAR A EQUIPA QUE MAIS TRABALHOU.
Numa tarde de muito sol e temperatura amena, ideal para a prática de futebol, realizou-se este jogo aguardado com alguma ansiedade, por parte da equipa da casa, uma vez que havia uma enorme vontade de ganhar ao Belenenses, para continuar a lutar pelo objectivo traçado para esta 2ª fase – conseguir ficar classificados nos primeiros três lugares.
O jogo iniciou muito equilibrado, com ambas as equipas a jogar “taco-a-taco” a posse de bola.
O Linda-a-Velha foi a primeira equipa a chegar à baliza adversária, iam decorridos nove minutos, quando Ricardinho ganhou a bola no meio-campo do adversário e levou-a até à entrada da meia-lua (cerca de 20/25 metros da baliza), até que um defesa adversário se dirigiu a ele e este desferiu um potente remate para a baliza, quando o público já gritava golo, a bola embateu na barra e ressaltou para trás, para junto da linha da pequena área, onde Henrique foi mais rápido do que os defesas e só teve de encostar a cabeça à bola, enviando-a para o fundo das malhas, inaugurando o marcador para a equipa da casa.
O Linda-a-Velha, após o golo, ao contrário do que se podia esperar, continuou a pressionar o adversário no seu meio-campo, obrigando-o a jogar mal e a perder bolas.
A equipa do Belém só aos 15 minutos conseguiu aproximar-se da área do Linda-a-Velha, numa jogada de relativo perigo, quando o avançado Lourenço se ia a isolar, para entrar na área, Ricardo Amaral, em carrinho, mesmo no limite, fez um belo desarme, sem falta, sobrando a bola para Ricardinho que cortou a bola para canto. Do canto não resultou perigo.
Aos 19 minutos um avançado do Belém conseguiu levar a melhor sobre o defesa do Linda-a-Velha, mas o Guarda-redes Ricardo Estevens saiu ao seu encontro e cortou a bola com os pés, acabando por ganhar o pontapé de baliza, uma vez que a bola bateu nas pernas do avançado, antes de sair.
Aos 22 minutos aconteceu o 1.º caso do jogo, no que diz respeito a arbitragem. O guarda-redes Ricardo Estevens, depois de ter defendido a bola, foi até à linha limite da grande área e bateu a bola com o pé para a frente e o árbitro apitou falta, alegando que o guarda-redes ultrapassou a linha com a bola nas mãos. Na sequência deste lance Ricardo Amaral reclamou da decisão do árbitro e, por isso, o árbitro exibiu-lhe o cartão amarelo, por sinal o 1.º esta época para a equipa do Linda-a-Velha, o que demonstra bem o quanto esta equipa é correcta em campo. O livre foi batido directo e a bola saiu ao lado do poste direito, com o guarda-redes David Grilo, que, entretanto, entrou para o lugar do Ricardo Estevens, a controlar a trajectória da bola.
Aos 27 minutos Ricardinho bateu um canto, do lado direito, para a pequena área, tendo o guarda-redes do Belém defendido a soco para a frente, a bola sobrou para Duarte que ainda teve tempo para ajeitá-la com o peito e depois rematou com o pé direito, só que a bola saiu junto ao poste direito. Se a pontaria estivesse mais afinada podia ter resultado no segundo golo.
Logo no minuto seguinte, foi livre directo, à entrada da área, a favor do Linda-a-Velha, batido por Henrique, mas sem perigo, para defesa fácil do guarda-redes do Belém.
Mesmo a terminar a 1.ª parte, aos 30 minutos, foi a vez de o Belém rematar à baliza do Linda-a-Velha, mas sem perigo, com a bola a sair por cima da barra e o guarda-redes David Grilo a controlar a sua trajectória.
Logo a seguir o árbitro apitou para o intervalo.
O resultado ao intervalo era aceitável, uma vez que o Linda-a-Velha conseguiu criar jogadas de relativo perigo, acabando mesmo por marcar. O Belenenses não conseguiu criar nenhuma jogada de perigo.
Na 2ª metade, a equipa do Belenenses entrou mais forte e logo no primeiro minuto depois de uma boa jogada pelo lado esquerdo Jorge Amaral driblou um defesa do Linda-a-Velha e em seguida rematou à baliza, só que não acertou no alvo e a bola saiu junto ao poste direito.
Pouco depois, aos 3 minutos, o árbitro assinalou falta, contra o Linda-a-Velha, perto da área, do lado direito, próximo da linha lateral, falta essa que não existiu, (como facilmente se pode comprovar através das imagens de vídeo), porquanto o avançado do Belém Jorge Amaral depois de ter sido desarmado atirou-se para a “piscina” simulando a falta e conseguiu enganar o árbitro. Do respectivo livre nasceu o golo do Belém que deu o empate. Livre esse que foi batido por João Esteves para a pequena área e o defesa Afonso ao tentar cortar a bola, falhou o remate e deu de raspão na bola e essa saiu em rosca para a zona do 2.º poste, onde apareceu o avançado Fábio Faísca a encostar o pé à bola e a fazer o golo do empate.
Aos 9 minutos, novo caso polémico, protagonizado pelo árbitro, depois do guarda-redes do Belém ter defendido um remate do Ricardinho, ao repor a bola em jogo o árbitro apitou falta, alegando que o guarda-redes tinha ultrapassado a linha da grande área com a bola na mão. Do livre não resultou qualquer perigo para a baliza do Belém, uma vez que Ivan Silva rematou por cima da barra.
Entretanto, as equipas encaixaram uma na outra e o jogo tornou-se muito mais equilibrado, com ambas as equipas a manter a bola afastada da sua área.
Até que, aos 21 minutos, quando o guarda-redes do Belém repôs a bola em jogo, com pontapé para a frente, falhou o remate e Henrique foi mais rápido do que os defesas e ganhou a bola, ajeitando-a para a frente e, na passada, quando o guarda-redes saiu ao seu encontro, rematou para a baliza, tendo o guarda-redes ainda tocado na bola, mas não o suficiente para evitar que ela entrasse, dando origem ao 2.º golo que deu a vitória ao Linda-a-Velha.
Mesmo a terminar a partida, aos 30 minutos, o Linda-a-Velha ainda desperdiçou mais uma oportunidade para ampliar a vantagem, depois de José Bernardo ter feito uma boa abertura para João, este dominou a bola junto à linha de fundo e entregou para trás, para a grande área, onde estava Vilela, livre de marcação, o qual rematou de 1ª, mas sem direcção, saindo a bola pela linha final, sem qualquer perigo, podia ter feito bem melhor, uma vez que estava sem opositores.
Pouco depois o árbitro deu por terminada a partida.
Curiosamente, na parte final do jogo, era o Linda-a-Velha que estava a pressionar e que tinha o controlo do jogo.
Vitória justa para a equipa da casa, uma vez que foi a equipa que mais batalhou para vencer o encontro.
O jogo foi muito equilibrado, mas a equipa do Linda-a-Velha teve mais oportunidades de golo. O golo do Belém nasceu de uma bola parada (livre inexistente), tendo o avançado aparecido sem qualquer oposição a encostar o pé à bola, por falha de marcação.
Foi um bom jogo de futebol, … muito agradável de seguir … com muita emotividade, muito suor e algumas lágrimas no fim do jogo.
Acção disciplinar:
Cartão amarelo para Ricardo Amaral do Linda-a-Velha.
Actuação dos árbitros:
Razoável. Com alguns erros, mas sem influência no resultado. No cômputo geral estiveram bem. De referir também que os jogadores, de ambas as equipas, facilitaram muito a tarefa dos árbitros, ao jogarem “limpo”, ou seja, sem violência, nem qualquer tipo de picardias … o que é sempre agradável de se ver, ou seja ficou demonstrado o verdadeiro fair-play em campo.
Resumo do jogo em vídeo