25 de fevereiro de 2009

SC Linda-a-Velha x Estoril Praia

Sábado, dia 28/02/2009, pelas 15H00, realiza-se o jogo S. C. Linda-a-Velha x Estoril Praia, em Infantis de 11, no Campo do Linda-a-Velha, a contar para a 4ª jornada da 2ª fase B - série 7 do Campeonato Distrital de Futebol Juvenil do Distrito de Lisboa.

UM OLHAR SOBRE A EQUIPA ADVERSÁRIA







ESTORIL PRAIA


Aqui fica o quadro comparativo, das duas equipas, na 1ª fase:

Como se pode constatar, na 1ª fase o Estoril ficou classificado em 4.º lugar, com 24 pontos, 45 golos marcados e apenas 15 sofridos. O Linda-a-Velha ficou em 8.º lugar, com 15 pontos, marcou 24 golos e sofreu 18.

Como facilmente se pode verificar o Estoril é uma equipa que marca muitos golos e sofre poucos. Portanto, a equipa do Linda-a-Velha terá de ter muitas cautelas a defender e, quando atacar, sempre que criar oportunidades não pode desperdiçar.

O Linda-a-Velha jogou contra o Estoril na 5ª jornada da 1ª fase, em 08 de Novembro de 2008, no campo do Estoril, onde foi derrotado por 3-0, jogo esse em que teve uma má 1ª parte, tendo conseguido equilibrar o jogo no 2º tempo, mas sem que tivesse conseguido marcar.

Entretanto, a equipa do Linda-a-Velha teve uma grande evolução, ... actualmente está com um futebol mais maduro e mais consistente, os jogadores estão com mais atitude, mais confiança e melhor entrosamento, por isso a equipa está mais coesa, o que faz com que este ano (2009) ainda não tenha perdido, ou seja, já conta com 6 jogos consecutivos sem perder.

Essa evolução, e os últimos resultados conseguidos, podem ser um bom indicador para este grande embate contra o Estoril que ocupa o 1.º lugar na tabela classificativa.

Espera-se um jogo muito renhido e bem disputado, ... certamente que o Estoril tudo irá fazer para manter o 1.º lugar, do outro lado, o Linda-a-Velha também tudo irá fazer para subir ao 1.º lugar e vingar a derrota sofrida no campo do Estoril, ainda mais que joga no seu reduto, perante a sua claque.

O Linda-a-Velha se entrar em campo com a mesma atitude com que entrou perante o Belém (que lhe valeu a vitória), certamente também conseguirá vencer ao Estoril.

Este é um daqueles jogos em que não se pode apontar nenhuma equipa como favorita, porque tudo pode acontecer, ... a vitória pode sorrir a qualquer das equipas, sendo certo que o Linda-a-Velha não vai querer perder no seu próprio campo, para manter a onda de invencibilidade em 2009.

Votos de um bom jogo, .... com muito FAIR PLAY.

ALIMENTAÇÃO DE UM DESPORTISTA


ALIMENTAÇÃO DE UM DESPORTISTA

Sendo certo de que todos nos devemos preocupar em fazer uma alimentação saudável, ao desportista exige-se, particularmente, alguns cuidados.

Para se estabelecer uma dieta para o desportista, é preciso ter em linha de conta o tipo de desporto, a idade, a raça, o sexo, o clima, etc. Assim, a alimentação personalizada e planeada é a chave do bem-estar e metade do segredo do sucesso de um desportista.

De uma forma geral, a ração calórica deverá ser constituída por 55% de hidratos de carbono (arroz, massa, pão, batata, açúcar, bolos, etc.), 30% de gorduras (relação gordura vegetal/gordura animal =1) e 15% de proteínas (relação proteínas animais/vegetais =1).

A ingestão de água é particularmente importante para um desportista. Uma boa hidratação é fundamental, não só porque o rendimento de um atleta diminui com o aumento da desidratação, mas também porque certas lesões desportivas (roturas musculares e tendinites) são mais frequentes quando há desidratação. A quantidade deve ser no mínimo de 3l/dia: 1,5l como bebida e 1,5l incorporada nos alimentos). O ideal será que o atleta nunca sinta sede, devendo-se administrar pequenas quantidades de água, quer na fase pré-competitiva quer durante a competição.

Os princípios básicos para uma correcta alimentação do desportista, devem entrar em consideração com as diversas etapas que o atleta atravessa.

Assim, deve-se planear a ração de treino, a ração de competição e a ração de recuperação:

A) RAÇÃO DE TREINO:

corresponde à alimentação de base do atleta, devendo a ração calórica, proteínas, hidratos de carbono e gorduras serem administradas nas proporções recomendadas. Deve-se preferir alimentos cozidos e grelhados, distribuídos por 6 refeições por dia. As bebidas alcoólicas são de evitar.

B) RAÇÃO DE COMPETIÇÃO:

Incluem-se nesta rubrica a última refeição antes da competição, a ração de espera e a ração durante a competição.

b1) Última refeição antes da competição:

Deverá ser uma refeição equilibrada nos seus constituintes (proteínas, gorduras e hidratos de carbono) de fácil digestão (confecção à base de cozidos e grelhados, com pouca gordura e sem álcool), e que não provoque flatulência (evitar o feijão seco, o grão de bico, as favas e a batata).
Esta refeição, que deverá ser sempre respeitada, devendo ser ingerida no mínimo 3 horas antes da competição.

b2) Ração de espera:

Entre o fim da última refeição e o início da competição, deve-se administrar uma bebida açucarada com o objectivo de evitar as hipoglicémias secundárias à ansiedade. Deve ser composta por água, açúcar (frutose) e eventualmente sais minerais, e ser administrada na quantidade de 150ml de ½ em ½ hora.

A frutose, não sendo metabolizada pela insulina, permite manter os níveis de glicemia estáveis, sem o risco de hipoglicémia reaccional, por aumento da produção de insulina, como acontece com a glicose.

b3) Ração durante a competição:

Desportos de média duração: futebol, basquetebol, andebol, voleibol, etc.:Deve ser administrada no intervalo do jogo tendo por finalidade fornecer energia, água e sais minerais. A ração a administrar deverá conter água, de preferência bicarbonatada com 2 a 6% de frutose, cloreto de sódio (sal) e potássio. Há preparados comerciais já prontos a utilizar, devendo estas bebidas ser ingeridas à temperatura de 10 a 15 graus nos climas quentes e mais aquecida nos climas frios.

Desportos de longa duração - ciclismo, alpinismo, caça submarina, sky de fundo, etc. Neste caso, para além da água (de preferência alcalina) e minerais, a ração deverá ainda fornecer proteínas (ou aminoácidos) com o objectivo de promover a reparação celular e manter o tónus neurovegetativo. Assim, em cada ½ hora deverá ser administrada uma ração igual à utilizada para os desportos de média duração e em cada duas horas uma pasta de carne ou de um concentrado de aminoácidos (preparação industrial).

C) RAÇÃO DE RECUPERAÇÃO:

(Durante 48 horas a seguir à competição). Objectivo - desintoxicar o organismo e reparar as perdas: anular a acidémia (oferecendo alimentos alcalinizantes - queijo, leite, iogurte, fruta, saladas, vegetais).

Devesse ingerir muitos líquidos (água e leite magro).

A primeira refeição pós-competição não deve conter nem peixe nem carne (autorizado no jantar seguinte), mas apenas fruta e legumes. No segundo dia até há que fazer uma refeição hipercalórica (4000 - 5000 Kcal) e rica em proteínas (20%), para reposição.

Se cumprirem estas regras, é possível em segurança colher todos os benefícios do exercício físico e ir até onde a imaginação nos levar ... à vitória!

Texto: Dra Manuel Maria Teixeira ("Newsletter AD Taboeira")

Imagem: Academia de Talentos.

Reforço de Inverno

O plantel de infantis de 11 foi reforçado, este Fevereiro, com a chegada de IVAN SILVA, ex-SL Benfica. Este jogador é médio centro e joga bem com ambos os pés.

O Ivan Silva já foi opção contra o Belenenses. Iniciou no banco, mas depois foi chamado a dar o seu contributo à equipa, tendo cumprido bem as suas funções. Revela que ainda não está totalmente integrado e por isso também ainda alguma falta de entrosamento que com só com o tempo é que se consegue.

Para além de Ivan Silva, esta equipa tem mais dois jogadores que iniciaram a sua formação no Benfica, a saber: Afonso Caio e Miguel Camelo, o que revela bem o quanto o Sporting Clube de Linda-a-Velha é um Clube de nome e prestígio.

Ao récem chegado Ivan Silva, votos de muita sorte e muitos sucessos e que se sinta bem neste humilde mas grande Clube.

16 de fevereiro de 2009

SC Linda-a-Velha 2 - 1 CF Belenenses

Jogo da 3ª jornada – 2ª Fase B, série 7, em Infantis 11, do Campeonato Distrital de Futebol Juvenil de Lisboa, realizado no dia 14/02/2009, às 15H00.

Local: Parque Desportivo Fernando Magalhães, em Linda-a-Velha

Assistência: cerca de 150 espectadores

Equipas: S. C. Linda-a-Velha x C. F. “Os Belenenses” B
Constituição das Equipas:

Linda-a-Velha:
1-Ricardo Estevens; 2-Afonso Caio; 4-Ricardo Amaral; 5-Ricardinho; 7-Bryan Rodrigues; 8-Duarte Antunes; 10-Henrique Nunes ©; 11-Zé Bernardo; 16-Miguel Camelo; 18-Diogo Serrano e 21-Rodrigo Ferreira.
Suplentes: 12-David Grilo; 6-Tiago Silva; 9-Ricardo Silva; 13-Rodrigo Vilela; 14-João Henriques; 17-Kevin Figueiredo e 20-Ivan Silva.

Treinador: José Barbosa

Belenenses "B":
1-Rafael Conceição; 2-Bernardo Nunes; 3-Diogo Sousa ©; 4-Tiago Fernandes; 5-João Esteves; 6-Rodrigo Fernandes; 7-Bruno Varela; 8-Ricardo Silva; 9-Lourenço Barrada; 10-Lucas Alves e 11-Jorge Amaral.
Suplentes: 12-André Gomes; 13-Francisco Pinto; 14-Álvaro Horta; 15-Ruben Viveiros; 16-Afonso Saraiva e 17 Fábio Faísca.

Treinador: Pedro Moreira

1ª Parte:
Golo do Linda-a-Velha aos 9 minutos de jogo (Henrique).

Resultado ao intervalo:
Linda-a-Velha – 1
Belenenses - 0

2ª Parte:
Golo do Belenenses aos 4 minutos (Fábio Faísca);
Golo do Linda-a-Velha aos 21 minutos (Henrique).

Resultado final:
Linda-a-Velha – 2
Belenenses - 1

Análise do jogo:

GRANDE JOGO DE FUTEBOL ... COM MUITA EMOÇÃO, MUITO SUOR E ALGUMAS LÁGRIMAS.
ACABOU POR GANHAR A EQUIPA QUE MAIS TRABALHOU.

Numa tarde de muito sol e temperatura amena, ideal para a prática de futebol, realizou-se este jogo aguardado com alguma ansiedade, por parte da equipa da casa, uma vez que havia uma enorme vontade de ganhar ao Belenenses, para continuar a lutar pelo objectivo traçado para esta 2ª fase – conseguir ficar classificados nos primeiros três lugares.

O jogo iniciou muito equilibrado, com ambas as equipas a jogar “taco-a-taco” a posse de bola.

O Linda-a-Velha foi a primeira equipa a chegar à baliza adversária, iam decorridos nove minutos, quando Ricardinho ganhou a bola no meio-campo do adversário e levou-a até à entrada da meia-lua (cerca de 20/25 metros da baliza), até que um defesa adversário se dirigiu a ele e este desferiu um potente remate para a baliza, quando o público já gritava golo, a bola embateu na barra e ressaltou para trás, para junto da linha da pequena área, onde Henrique foi mais rápido do que os defesas e só teve de encostar a cabeça à bola, enviando-a para o fundo das malhas, inaugurando o marcador para a equipa da casa.

O Linda-a-Velha, após o golo, ao contrário do que se podia esperar, continuou a pressionar o adversário no seu meio-campo, obrigando-o a jogar mal e a perder bolas.

A equipa do Belém só aos 15 minutos conseguiu aproximar-se da área do Linda-a-Velha, numa jogada de relativo perigo, quando o avançado Lourenço se ia a isolar, para entrar na área, Ricardo Amaral, em carrinho, mesmo no limite, fez um belo desarme, sem falta, sobrando a bola para Ricardinho que cortou a bola para canto. Do canto não resultou perigo.

Aos 19 minutos um avançado do Belém conseguiu levar a melhor sobre o defesa do Linda-a-Velha, mas o Guarda-redes Ricardo Estevens saiu ao seu encontro e cortou a bola com os pés, acabando por ganhar o pontapé de baliza, uma vez que a bola bateu nas pernas do avançado, antes de sair.

Aos 22 minutos aconteceu o 1.º caso do jogo, no que diz respeito a arbitragem. O guarda-redes Ricardo Estevens, depois de ter defendido a bola, foi até à linha limite da grande área e bateu a bola com o pé para a frente e o árbitro apitou falta, alegando que o guarda-redes ultrapassou a linha com a bola nas mãos. Na sequência deste lance Ricardo Amaral reclamou da decisão do árbitro e, por isso, o árbitro exibiu-lhe o cartão amarelo, por sinal o 1.º esta época para a equipa do Linda-a-Velha, o que demonstra bem o quanto esta equipa é correcta em campo. O livre foi batido directo e a bola saiu ao lado do poste direito, com o guarda-redes David Grilo, que, entretanto, entrou para o lugar do Ricardo Estevens, a controlar a trajectória da bola.

Aos 27 minutos Ricardinho bateu um canto, do lado direito, para a pequena área, tendo o guarda-redes do Belém defendido a soco para a frente, a bola sobrou para Duarte que ainda teve tempo para ajeitá-la com o peito e depois rematou com o pé direito, só que a bola saiu junto ao poste direito. Se a pontaria estivesse mais afinada podia ter resultado no segundo golo.

Logo no minuto seguinte, foi livre directo, à entrada da área, a favor do Linda-a-Velha, batido por Henrique, mas sem perigo, para defesa fácil do guarda-redes do Belém.

Mesmo a terminar a 1.ª parte, aos 30 minutos, foi a vez de o Belém rematar à baliza do Linda-a-Velha, mas sem perigo, com a bola a sair por cima da barra e o guarda-redes David Grilo a controlar a sua trajectória.

Logo a seguir o árbitro apitou para o intervalo.

O resultado ao intervalo era aceitável, uma vez que o Linda-a-Velha conseguiu criar jogadas de relativo perigo, acabando mesmo por marcar. O Belenenses não conseguiu criar nenhuma jogada de perigo.

Na 2ª metade, a equipa do Belenenses entrou mais forte e logo no primeiro minuto depois de uma boa jogada pelo lado esquerdo Jorge Amaral driblou um defesa do Linda-a-Velha e em seguida rematou à baliza, só que não acertou no alvo e a bola saiu junto ao poste direito.

Pouco depois, aos 3 minutos, o árbitro assinalou falta, contra o Linda-a-Velha, perto da área, do lado direito, próximo da linha lateral, falta essa que não existiu, (como facilmente se pode comprovar através das imagens de vídeo), porquanto o avançado do Belém Jorge Amaral depois de ter sido desarmado atirou-se para a “piscina” simulando a falta e conseguiu enganar o árbitro. Do respectivo livre nasceu o golo do Belém que deu o empate. Livre esse que foi batido por João Esteves para a pequena área e o defesa Afonso ao tentar cortar a bola, falhou o remate e deu de raspão na bola e essa saiu em rosca para a zona do 2.º poste, onde apareceu o avançado Fábio Faísca a encostar o pé à bola e a fazer o golo do empate.

Aos 9 minutos, novo caso polémico, protagonizado pelo árbitro, depois do guarda-redes do Belém ter defendido um remate do Ricardinho, ao repor a bola em jogo o árbitro apitou falta, alegando que o guarda-redes tinha ultrapassado a linha da grande área com a bola na mão. Do livre não resultou qualquer perigo para a baliza do Belém, uma vez que Ivan Silva rematou por cima da barra.

Entretanto, as equipas encaixaram uma na outra e o jogo tornou-se muito mais equilibrado, com ambas as equipas a manter a bola afastada da sua área.

Até que, aos 21 minutos, quando o guarda-redes do Belém repôs a bola em jogo, com pontapé para a frente, falhou o remate e Henrique foi mais rápido do que os defesas e ganhou a bola, ajeitando-a para a frente e, na passada, quando o guarda-redes saiu ao seu encontro, rematou para a baliza, tendo o guarda-redes ainda tocado na bola, mas não o suficiente para evitar que ela entrasse, dando origem ao 2.º golo que deu a vitória ao Linda-a-Velha.

Mesmo a terminar a partida, aos 30 minutos, o Linda-a-Velha ainda desperdiçou mais uma oportunidade para ampliar a vantagem, depois de José Bernardo ter feito uma boa abertura para João, este dominou a bola junto à linha de fundo e entregou para trás, para a grande área, onde estava Vilela, livre de marcação, o qual rematou de 1ª, mas sem direcção, saindo a bola pela linha final, sem qualquer perigo, podia ter feito bem melhor, uma vez que estava sem opositores.

Pouco depois o árbitro deu por terminada a partida.

Curiosamente, na parte final do jogo, era o Linda-a-Velha que estava a pressionar e que tinha o controlo do jogo.

Vitória justa para a equipa da casa, uma vez que foi a equipa que mais batalhou para vencer o encontro.

O jogo foi muito equilibrado, mas a equipa do Linda-a-Velha teve mais oportunidades de golo. O golo do Belém nasceu de uma bola parada (livre inexistente), tendo o avançado aparecido sem qualquer oposição a encostar o pé à bola, por falha de marcação.

Foi um bom jogo de futebol, … muito agradável de seguir … com muita emotividade, muito suor e algumas lágrimas no fim do jogo.

Acção disciplinar:
Cartão amarelo para Ricardo Amaral do Linda-a-Velha.

Actuação dos árbitros:
Razoável. Com alguns erros, mas sem influência no resultado. No cômputo geral estiveram bem. De referir também que os jogadores, de ambas as equipas, facilitaram muito a tarefa dos árbitros, ao jogarem “limpo”, ou seja, sem violência, nem qualquer tipo de picardias … o que é sempre agradável de se ver, ou seja ficou demonstrado o verdadeiro fair-play em campo.
Resumo do jogo em vídeo

12 de fevereiro de 2009

SC Linda-a-Velha x CF Belenenses

Sábado, dia 14/02/2009, pelas 15H00, realiza-se o jogo S. C. Linda-a-Velha x Clube Futebol "Os Belenenses", em Infantis de 11, no Campo do Linda-a-Velha, a contar para a 3ª jornada da 2ª fase B - série 7 do Campeonato Distrital de Futebol Juvenil do Distrito de Lisboa.

UM OLHAR SOBRE A EQUIPA ADVERSÁRIA



Infantis de 11 - B



Clube de Futebol "os Belenenses"


Em relação a esta equipa não vou exibir o quadro comparativo da 1ª fase, em virtude da equipa do Belenenses ter sido toda reformulada e, portanto, não há termo de comparação possível.

No entanto, a actual equipa B do Belenenses na 1ª jornada jogou em casa contra o Atlético e ganhou por 2-0. Na 2ª jornada foi jogar ao campo do Estoril e perdeu por 2-1.

Na 1ª fase o Linda-a-Velha perdeu em Belém, contra a equipa A por 3-0, embora o resultado não espelhe o que se passou em campo. O Linda-a-Velha nesse jogo bateu-se muito bem. O Belém só conseguiu vencer devido ao seu forte conjunto como equipa.

Sábado, espera-se um bom desafio de futebol, sobretudo muito bem disputado.

Atendendo ao facto do Belenenses ter perdido contra o Estoril, revela que a actual equipa tem algumas fragilidades, por isso, a equipa do Linda-a-Velha se jogar concentrada e tiver atitude em campo também pode vencer a esta equipa.

Apela-se a todos os pais, familiares, amigos e adeptos em geral, para no sábado irem apoiar as respectivas equipas e fazerem deste jogo mais uma festa de futebol.

Votos de um bom jogo de futebol, com muito FAIR PLAY.

9 de fevereiro de 2009

Atlético 1 - 1 Linda-a-Velha

Jogo da 2ª jornada, 2ª Fase B, série 7, do Campeonato Distrital de Futebol Juvenil de Lisboa, realizado no dia 07/02/2009, às 15H00.

Local: Estádio da Tapadinha, Campo n.º 2 – Lisboa

Assistência: cerca de 50 espectadores

Equipas: Atlético Clube de Portugal x Sporting Clube de Linda-a-Velha Atlético Clube de Portugal: S. C. Linda-a-Velha: 12-David Grilo ©; 2-Afonso Caio; 5-Ricardinho; 6-Tiago Silva; 7-Bryan Rodrigues; 9-Ricardo Silva; 10-Henrique Nunes; 11-Zé Bernardo; 17-Kevin Figueiredo; 18-Diogo Serrano e 21-Rodrigo Ferreira.
Suplentes: 1-Ricardo Estevens; 13-Rodrigo Vilela; 15-Marcelo Mouta; 16-Miguel Camelo; 19-Eduardo Bastos e 20-Bernardo Pereira. Todos os suplentes foram utilizados.
Treinador: José Barbosa

Resultado ao intervalo:
Atlético – 0
Linda-a-Velha – 0

2ª Parte:
Golo do Atlético no 1º minuto.Golo do Linda-a-Velha aos 28 minutos.

Resultado final:
Atlético – 1
Linda-a-Velha – 1

Análise do jogo:

JOGO BEM DISPUTADO COM O RESULTADO A SER DISCUTIDO ATÉ AO APITO FINAL.

O Linda-a-Velha, apesar de jogar em casa do adversário, entrou em campo com um único objectivo – a vitória – por isso apostou numa equipa mais ofensiva, jogando no sistema 3x5x2.

A equipa do Linda-a-Velha entrou muito confiante e, assim que o que o árbitro apitou para o início do jogo, começou logo a atacar, dispondo mesmo de uma grande oportunidade para golo, logo aos 2 minutos, após marcação de um canto, Bryan rematou à baliza, tendo a bola saído junto ao poste esquerdo.

Iam decorridos 15 minutos quando Ricardo Silva à entrada da área do Atlético rematou para a baliza, com muito perigo, tendo o guarda-redes correspondido com uma excelente defesa, fazendo a bola sair por cima da barra.

Aos 17 minutos, Ricardinho, à entrada da área (descaído para a esquerda), de livre directo, obrigou o guarda-redes do Atlético a mais uma boa defesa, tendo-se este atirado em voo e defendido junto ao poste direito, quando na assistência já se gritava golo.

Pouco depois, aos 21 minutos, Henrique, do lado direito, cruzou para o miolo da área, onde, Ricardo Silva, sem marcação, tentou cabecear, mas, por pouco, não chegou à bola, desperdiçando-se uma boa oportunidade para inaugurar o marcador.

Chegou o intervalo sem que o Atlético tivesse chegado à baliza do Linda-a-Velha.

O resultado ao intervalo premiava o Atlético pela boa exibição do seu guarda-redes que conseguiu manter intactas as redes da sua baliza.

Na 2ª metade, o Atlético entrou muito mais forte e logo no 1º minuto, ganhou uma falta junto à área, do lado direito. Falta essa que foi exemplarmente batida pelo n.º 8 do Atlético, para a grande área, onde apareceu um jogador do Atlético, ao segundo poste, livre de marcação, a empurrar a bola para o fundo das malhas. Estava feito o 1º golo da partida e logo na primeira jogada de ataque conseguida pela equipa do Atlético.

Quando iam decorridos 12 minutos, David Grilo ao tentar desarmar o n.º 8 do Atlético derrubou-o e o árbitro da partida prontamente assinalou grande penalidade. Penalidade essa que foi marcada pelo mesmo n.º 8, para o lado esquerdo de David Grilo, só que este correspondeu com uma excelente defesa, conseguindo tirar a bola com a mão esquerda para canto.

Aos 17 minutos, o Linda-a-Velha teve uma boa oportunidade para marcar, com vários remates e ressaltos a acontecer na área do Atlético, até que o guarda-redes pôs um ponto final na jogada ao fazer uma boa defesa.

Quando já poucos acreditavam que o Linda-a-Velha fosse capaz de marcar, eis que, aos 28 minutos, Eduardo na zona central do terreno, próximo da área do Atlético, passou a bola para Henrique, que se desmarcava pela direita, este ajeitou a bola e em seguida, vendo que o guarda-redes estava adiantado, rematou para a baliza, fazendo a bola passar por cima do guarda-redes e, no momento certo, esta baixou o seu rumo vindo a aninhar-se no fundo das malhas. Estava feito o empate que acabava por ser um mal menor para a equipa do Linda-a-Velha, depois de se ver em desvantagem.

Pouco depois o árbitro deu por terminada a partida.

Atendendo ao que se passou em campo, o resultado acabou por ser justo.

Esta partida teve duas fases distintas. A 1ª parte pertenceu por inteiro ao Linda-a-Velha que dominou e teve a supremacia do jogo, criando algumas jogadas de muito perigo, sem que tivesse conseguido marcar, porque o guarda-redes do Atlético defendeu tudo o que havia para defender e conseguiu impedir que o Linda-a-Velha marcasse. A 2ª parte, até aos 15 minutos, pertenceu ao Atlético que para além de ter marcado, teve o controlo do jogo. O Atlético se tivesse concretizado o penalti aos 12 minutos tinha matado o jogo.

Assim, o Linda-a-Velha, voltou a acreditar e os restantes 15 minutos já foram mais disputados, com algumas jogadas de perigo junto da área do Atlético, até que aos 28 minutos conseguiu mesmo empatar a partida. Empate este que acabou por ser merecido e justo, pois o Atlético não merecia vencer depois de tudo o que o Linda-a-Velha fez ao longo de toda a partida.

Acção disciplinar: Nada a registar.

Actuação dos árbitros:Razoável. Com alguns erros, mas sem grande influência. No cômputo geral estiveram bem.

5 de fevereiro de 2009

Atlético x Linda-a-Velha

Sábado, dia 07/02/2009, pelas 15H00, realiza-se no Estádio da Tapadinha, em Monsanto, em Lisboa, o jogo entre o Atlético Clube de Portugal e o S. C. Linda-a-Velha, em Infantis de 11, a contar para a 2ª jornada - Fase B, série 7, do Campeonato Distrital de Futebol Juvenil do Distrito de Lisboa.

UM OLHAR SOBRE A EQUIPA ADVERSÁRIA








ATLÉTICO CLUBE DE PORTUGAL - Infantis 11

Aqui fica o quadro comparativo, das duas equipas, na 1ª fase:

Como se pode constactar, na 1ª fase o Atlético ficou em 6.º lugar, com 20 pontos e o Linda-a-Velha em 8.º, com 15 pontos. O Atlético marcou 18 e sofreu 24. O linda-a-Velha marcou 24 golos e sofreu 18, curiosamente o inverso.

O Linda-a-Velha, no jogo que realizou em 29 de Novembro de 2008, contra o Atlético perdeu por 0-1, golo esse que resultou de um erro defensivo e que o avançado soube aproveitar para marcar. No entanto, o Linda-a-Velha dominou todo o jogo e teve cerca de 90% da posse de bola, cujo jogo se desenrolou quase todo junto da área do Atlético, só que o Linda-a-Velha, apesar das várias oportunidades de golo, não conseguiu marcar.

Por isso, espera-se um jogo muito renhido e bem disputado, ... certamente que o Atlético irá fazer tudo para ganhar novamente e, por sua vez, o Linda-a-Velha quererá vingar a derrota que sofreu na 1ª fase, ainda por cima no seu próprio reduto.

O Linda-a-Velha para vencer este jogo terá de ter atitude e determinação, há semelhança do que tem vindo a fazer nos últimos jogos.

Votos de um bom jogo, .... com muito FAIR PLAY.

3 de fevereiro de 2009

S.C.Linda-a-Velha 5 - 0 F.C. Outurela

Jogo da 1ª jornada da 2ª fase B, série 7, do Campeonato Distrital de Futebol Juvenil de Lisboa, realizado no dia 31/01/2009, às 15H00.

Local: Parque Desportivo Fernando Magalhães, em Linda-a-Velha

Assistência: cerca de 50 espectadores

Equipas: Sporting Clube de Linda-a-Velha x Futebol Clube Outurela
Constituição das Equipas:

Linda-a-Velha:
1-Ricardo Estevens; 2-Afonso Caio; 4-Ricardo Amaral; 5-Ricardinho ©; 6-Tiago Silva; 8-Duarte Antunes; 9-Ricardo Silva; 10-Henrique Nunes 14-João Henriques; 16-Miguel Camelo e 18-Diogo Serrano;
Suplentes: 12-David Grilo; 3-Fábio Moreira; 7-Bryan Rodrigues; 11-Zé Bernardo; 13-Rodrigo Vilela; 19-Eduardo Bastos; e 21-Rodrigo Ferreira. Todos os suplentes foram utilizados.
Treinador: José Barbosa

Outurela: 1-Miguel Serra; 2- Nelson Almada; 3-André Fernandes; 4- André Neves; 5-André Coura; 7- Bernardo Barbosa; 8-Nuno Fernandes; 9- Rui Gouveia; 10- Edgar Varela ©; 11- Umar Diatta; 13-Bruno Fernandes.
Suplentes: 15-Alexandre Freire; 17-Emanuel Lavinas.
Treinador: Albertino Cardoso

1ª Parte:
Golos do Linda-a-Velha aos 1, 21 e 22 minutos de jogo.

Resultado ao intervalo:
Linda-a-Velha – 3
Outurela - 0

2ª Parte:
Golos do Linda-a-Velha aos 19 e 25 minutos.

Resultado final:
Linda-a-Velha – 5
Outurela - 0

Análise do jogo:

VITÓRIA FÁCIL, CONTRA UM ADVERSÁRIO MODESTO. NUMA TARDE DE MUITO VENTO FOI MELHOR O RESULTADO DO QUE A EXIBIÇÃO.

O Linda-a-Velha, para este jogo, apostou claramente na vitória. A prova disso, foi a táctica traçada pelo seu treinador (3D x 5M x 2A), apostando numa equipa mais ofensiva.

O Linda-a-Velha começou muito confiante e logo aos 18 segundos por intermédio de Miguel aconteceu o 1º remate à baliza do Outurela, com a bola a sair junto ao poste direito.

Na jogada seguinte, o Outurela ao repor a bola em jogo, esta foi ganha no meio-campo por Tiago Silva que entregou de imediato a Henrique e este driblou um adversário e entregou a Ricardo Silva que apareceu desmarcado na zona de penalti, ainda teve tempo para ajeitar a bola e depois rematar para o fundo das malhas, fazendo o 1º golo, quando apenas iam decorridos 54 segundos de jogo.

Aos 13 minutos, o Linda-a-Velha desperdiçou uma excelente oportunidade para ampliar a vantagem, quando Afonso efectuou um corte com pontapé para a frente, a bola foi ter com Ricardo Silva que colocou de imediato para Henrique que entrava pelo meio, tendo este ficado desmarcado, vendo que ia no seu encalce um defesa do Outurela e que o guarda-redes estava adiantado, ao chegar à entrada da área, rematou à baliza, tendo a bola embatido na trave e saído para fora.

Pouco depois, aos 16 minutos, Ricardinho bateu um canto directo para a pequena área e o guarda-redes do Outurela ao tentar defender colocou as mãos na bola, fazendo esta embater na trave e quando foi para baixo já bateu para além da linha de golo, só depois, ao tentarem disputar o lance tocaram no guarda-redes sobre a linha de golo, tendo o árbitro apitado. A equipa do Linda-a-Velha ao ouvir o apito do árbitro começou a festejar o golo, só que, pouco depois, o árbitro da partida disse que não tinha sido golo, porque tinha assinalado falta atacante.

Aos 21 minutos, Henrique foi carregado à entrada da área, tendo sido ele próprio a marcar o livre directo para a baliza, fazendo a bola entrar junto ao poste direito. O guarda-redes que estava mal posicionado ainda se esticou mas não lhe chegou.

Logo no minuto seguinte, aos 22 minutos, Henrique entregou a bola a Ricardinho, este ao tentar dominá-la escorregou, perante a presença de um adversário, não se deu por vencido, mesmo no chão, insistiu e recuperou a posse da bola, levantou-se e ao ver Duarte desmarcado, meteu-lhe a bola e este correu pela linha e rematou cruzado para a baliza fazendo um golo de belo efeito.

Pouco depois o árbitro apitou para o intervalo.

O resultado ao intervalo era justo. No entanto, podia ser mais dilatado, se tivessem sido concretizadas todas as oportunidades criadas e se o árbitro não tivesse considerado falta e anulado um golo limpo.

Na 2ª metade, aos 6 minutos, o Outurela conseguiu pela primeira vez importunar a baliza do Linda-a-Velha. Depois de uma reposição de bola, por parte do guarda-redes do Outurela, com pontapé para a frente, Afonso ao tentar cortar a bola de cabeça, cabeceou para trás, isolando Edgar Varela que avançou em velocidade para a baliza do Linda-a-Velha, só que e ao deparar-se com o guarda-redes David Grilo que saía ao seu encontro, este precipitou-se e rematou para a baliza, tendo David Grilo respondido com uma excelente defesa para o lado, o avançado ainda correu para tentar alcançar a bola, só que esta acabou por sair pela linha de fundo, dando origem a um canto para o Outurela. Foi a melhor oportunidade de golo em todo o jogo para o Outurela que Edgar Varela não soube aproveitar.

Iam decorridos 19 minutos quando José Bernardo fez um passe em profundidade para Henrique, este recebeu em velocidade e driblou um adversário que o tentou desarmar, surgindo de imediato outro adversário que ele também fintou e depois à entrada da pequena área só com o guarda-redes pela frente, só teve de encostar o pé à bola para que esta se fosse anichar no fundo das malhas, fazendo assim o 4.º golo, golo este conseguido com muito mérito por parte do avançado Henrique.

Pouco antes de terminar a partida, aos 25 minutos Henrique entregou a bola a Bryan que tocou o esférico para a frente e rematou de cerca de 20 metros da baliza, aproveitando um ligeiro adiantamento do guarda-redes do Outurela, fazendo a bola passar entre o guarda-redes e a trave, conseguindo um belo golo, sendo o 5.º e último golo da partida.

Até ao apito final não houve mais nenhuma jogada digna de registo.

Vitória justa para a equipa da casa, cujo resultado ainda podia ter sido mais dilatado. Mas, atendendo ao forte vento que se fez sentir, sobretudo na 2.ª parte, que aumentou de intensidade e prejudicou muito o domínio de bola, não se pode exigir muito mais.

O Linda-a-Velha teve o controlo total do jogo, tendo pressionado o adversário no seu meio-campo que se limitou a defender.

Se dúvidas existiam, ficaram dissipadas, em como a equipa do Linda-a-Velha é muito superior à do Outurela, porque pela segunda vez consecutiva, no prazo de três semanas, conseguiu marcar cinco golos, mantendo, desta vez, as suas redes intactas.

Acção disciplinar: Nada a registar.

Actuação dos árbitros:

Boa. De referir também que os jogadores, de ambas as equipas, facilitaram muito a tarefa dos árbitros. No entanto, acho que o árbitro, do lado da bancada, esteve mal ao anular o golo do Ricardinho, uma vez que, depois de visionar as imagens, constato que, depois de este ter batido o canto para a pequena área, foi o guarda-redes, sem qualquer oposição, que ao tentar defender, enviou a bola à barra e esta ao vir para baixo caiu para lá da linha de golo e só depois é que o guarda-redes foi tocado na continuação da disputa de bola. O árbitro, quanto a mim, ajuizou mal o lance.

Resumo do jogo em vídeo