18 de janeiro de 2008

2.º Jogo / treino com as Escolas A do SCLV

Ontem, dia 17/01/2008, pelas 18H30, pela 2ª vez consecutiva, este ano, os Infantis 7, num jogo de treino, defrontaram as Escolas A, terminando empatados (Resultado final: Infantis 3 - 3 Escolas A).
A equipa de Escolas, marcou logo nos minutos iniciais e, desde então, esteve sempre em vantagem no marcador, sendo claramente superior e, por isso, merecia a vitória; Vitória essa que só não aconteceu devido à falta de concentração da equipa, nos últimos dois minutos, minutos esses em que sofreu dois golos seguidos.
A equipa de Escolas, durante todo o jogo dominou e, por vezes, deu “show de bola”. A mesma, demonstrou boa condição física, muita garra e bom entrosamento (fazendo circular a bola por todo o campo, sem terem de correr muito). Sempre que a equipa adversária tinha a posse de bola pressionavam de imediato, não dando tempo aos jogadores adversários para pensar a jogada, obrigando-os a cometer erros ou a perder a posse de bola.
A equipa de Infantis revelou má condição física, uma vez que correram pouco e não foram capazes de fazer “pressing” sobre o adversário, nem mesmo estando a perder. A falta de entrosamento e de espírito de equipa é notória, já que a maioria dos jogadores tentam fazer tudo sozinhos (não passam a bola a ninguém, ou quando a passam é porque já não tem grandes alternativas e, nessa altura, já o passe sai deficiente), outros optam pelo pontapé para a frente, de qualquer maneira, o que faz a equipa perder muitas bolas, favorecendo claramente a equipa adversária. A equipa não conseguiu fazer nenhuma jogada seguida, desde a defesa até ao ataque, revelando grandes dificuldades na transição defesa/ataque, com a bola controlada. Os jogadores, por sua vez, estão muito lentos a sair com a bola e a soltá-la, permitindo à equipa adversária fazer correctamente as marcações e dificultar a entrega da bola. A equipa está tão “macia” que até contra as Escolas têm medo de meter o pé, quando deveria ser ao contrário.
Os pais, presentes, de alguns jogadores de Infantis, foram unânimes em dizer que a equipa de Escolas jogou muito bem e merecia ganhar, enquanto sobre a equipa de Infantis disseram que ... “não está a jogar nada” ... que “os jogadores correm pouco e não pressionam o adversário, quando este tem a posse de bola”. O desespero era por demais evidente, que já comentavam entre eles “até metem dó, ... se não conseguem ganhar à equipa de Escolas, como querem ganhar às outras?”.
Não nos podemos esquecer de que, estas equipas, na época passada, enquanto Escolas A e Escolas B, (actualmente Infantis 7 e Escolas A, respectivamente), defrontaram-se algumas vezes, em jogos de treinos, e a actual equipa de Infantis ganhou sempre, por grandes diferenças de golos e esta época nem sequer consegue ganhar. É caso para perguntar, ... o que se passa com a equipa esta época? Será que foi a outra que evoluiu muito? ... ou será que foi esta que regrediu?
Esta equipa de Infantis, a época passada, como Escolas A, na 1ª fase, não ficou apurada para a Série A, por 1 ponto e na 2ª fase, foi campeã da sua série. Esta temporada ainda só ganhou dois jogos, ... porquê, ... se os jogadores são os mesmos e até com alguns “supostos” reforços, ... desaprenderam? ... ou os outros evoluíram mais do que eles? ... o que vai mal? ... porque não se vê a equipa progredir?
Deixo aqui um desafio, aos pais, treinadores, jogadores e demais interessados, que comentem de sua justiça!...
Juntos podemos ajudar os nossos “putos” a ultrapassar esta má fase que atravessam, dando-lhes confiança e motivação.
Já agora, plagiando alguns jogadores profissionais, é altura de dizer “têm de levantar a cabeça e começar a pensar no próximo jogo, fazendo o vosso melhor, porque os resultados mais tarde ou mais cedo vão aparecer”.
Hoje, pelas 18H00, novo treino, com vista à preparação do jogo de amanhã.

1 comentário:

Zé Barbosa disse...

Boa Tarde!

Como não concordo com a maior parte das linhas escritas não vou comentar esta crónica até porque falamos de muitas mais variáveis para além do ganhar, empatar ou perder...
Continuando com a confiança nos miúdos e em todo o trabalho realizado desejo um bom fim de semana a todos, a começar com uma boa exibição dos nossos miúdos (INDEPENDENTEMENTE DO RESULTADO).
Cumprimentos,
José Barbosa