28 de janeiro de 2008

Odivelas 2 - SCLinda-a-Velha 2

Jogo realizado no dia 26/01/2008, às 12H00

Equipas:
Odivelas – Linda-a-Velha

Local: Odivelas

Assistência:
cerca de 25/30 espectadores

1ª Parte
Golos do SCLV aos 23 e 30 minutos de jogo.

Resultado ao intervalo :
Odivelas - 0
SCLV - 2

2ª Parte
Golos do Odivelas aos 38 e 53 minutos de jogo.

Resultado final:
Odivelas - 2
SCLV - 2

Breve análise do jogo:
A equipa do SCLV, ao contrário do que habitualmente tem feito, entrou decidida em atacar. Desde o início que começou a pressionar o adversário, não dando qualquer hipótese deste organizar o jogo. Sempre que a equipa adversária tinha a posse de bola, os jogadores do SCLV de imediato faziam “pressing”, não dando margem ao adversário para organizar o jogo.
Logo aos 3 minutos de jogo, Bryan numa boa desmarcação pela direita, já dentro da área, rematou cruzado, fazendo passar a bola junto ao poste direito do guarda-redes do Odivelas, que se limitou a seguir a trajectória da bola com os olhos, ficando aqui o 1º aviso para a equipa da casa.
O SCLV atacou continuamente, sem dar grande tempo ao adversário para respirar. Aos 21 minutos de jogo, efectuou de novo um bom remate à baliza, a que o guarda-redes correspondeu com uma boa defesa.
A equipa da casa mal conseguia sair para o ataque, porque assim que os jogadores tinham a posse de bola, os jogadores do SCLV pressionavam de imediato, obrigando-os a jogar mal ou a perder bola.
Até que, aos 23 minutos de jogo, Ricardinho numa jogada rápida de ataque, fez um passe de 1ª para Henrique e este, por sua vez, driblou um adversário e, de fora da área, rematou à baliza, inaugurando o marcador para o SCLV.
Após este golo, o Odivelas tentou reagir, mas não conseguia ultrapassar a defesa do SCLV.
Aos 30 minutos, quando ambas as equipas já ansiavam pelo intervalo, a equipa do SCLV, num contra-ataque rápido, conseguiu a superioridade, de três para dois, e Henrique passou a bola para a direita, onde Ricardinho se desmarcava, tendo este, de primeira, desferido um grande remate à baliza, fazendo assim o segundo golo do encontro, sem qualquer hipótese de defesa para o guarda-redes da casa.
Na 2ª parte, o SCLV não entrou tão bem no jogo, talvez, devido ás várias substituições efectuadas, tendo o Odivelas equilibrado momentaneamente o jogo. Mas, mesmo assim, ao minuto 6, Bryan conseguiu isolar-se, só que adiantou demasiado a bola e permitiu que o guarda-redes chegasse primeiro, vendo assim desperdiçada a hipótese de fazer o 3º golo, que “mataria” o jogo. Com esta defesa, a equipa contrária ganhou ânimo e, logo a seguir, na sequência da marcação de um livre, descaído sobre a direita, no sentido atacante da equipa da casa, batido para a área do SCLV, um jogador do Odivelas fugiu à marcação do defesa e conseguiu reduzir a vantagem.
A partir daí a equipa do SCLV voltou a cargar no “acelerador” e “encostou”, de novo, a equipa da casa no seu meio campo, criando várias jogadas consecutivas de perigo, só que os jogadores estavam com a pontaria desafinada e não conseguiam introduzir a bola na baliza.
E, como quem não marca acaba por sofrer, foi o que aconteceu a sete minutos do fim, contra a corrente do jogo, o Odivelas num contra-ataque rápido conseguiu que o seu avançado se desmarcasse e ficasse frente a frente com o guarda-redes, rematando, de primeira, para a baliza, a que o guarda-redes respondeu com uma boa defesa, só que a bola ressaltou para o lado, e, na recarga, outro jogador rematou, tendo o guarda-redes defendido de novo, e, mais uma vez, a bola ressaltou, até que novo remate introduziu a bola na baliza e proporcionou o empate.
Para a equipa do SCLV foi um balde de água fria, os jogadores não conseguiram esconder o desalento. Mas, nos minutos que ainda faltavam, fizeram tudo para tentar ganhar a partida, mas em vão, porque não conseguiram marcar mais nenhum golo.
Ao contrário do que tem vindo a acontecer, neste jogo, a equipa do SCLV, rematou bastantes vezes à baliza (catorze), mas com pouca eficácia, uma vez que só conseguiu marcar dois golos. A equipa adversária foi mais feliz, porque nos quatro remates (dois na 1ª parte e dois na 2ª) que efectuou à baliza conseguiu marcar dois golos.
O guarda-redes do SCLV, durante todo o jogo, foi um mero espectador, tendo na primeira parte feito duas defesas fáceis, já que, na segunda parte, as duas únicas jogadas de ataque do Odivelas deram em golo. Esta estatística espelha bem o ataque contínuo orquestrado pela equipa do SCLV.
Neste jogo, os jogadores do SCLV estiveram mais soltos, mais rápidos, trocaram melhor a bola e foram mais “agressivos” nas bolas divididas. Também tiveram a preocupação de jogar mais para o colectivo e menos individualmente, portanto, quando se joga assim, só pode mesmo resultar numa boa exibição. No entanto, por vezes, joga-se bem e não se ganha, porque até para ganhar é preciso sorte e, desta vez, faltou-lhes a “estrelinha” da sorte.
Face ao que se passou em campo, para a equipa do SCLV, o empate foi injusto, pode-se mesmo dizer que soube a derrota, porquanto foi manifestamente pouco para aquilo que a equipa fez.

Parabéns “putos”, pelo bom desempenho e pela grande entrega, que resultou num bom jogo. Espera-se que, de futuro tenham a mesma atitude, porque a jogar assim os bons resultados terão de aparecer.

Actuação do árbitro:
O árbitro, apesar de pequenos erros, não teve qualquer influência no resultado. Nota positiva.

6 comentários:

Jotas disse...

De facto os miúdos fizeram um jogaço, decididos e raçudos, mas com uma coisa que já fazia um pouco de falta, jogaram como um colectivo, trocando muito bem a bola entre eles, evitando fazer sempre uma finta a mais.
Os miúdos apareceram com muita alegria e vontade, parece que o pequeno almoço resultou.
De facto a jogar assim as probabilidades de ganharem são maiores e devem saír de cabeça erguida e pensarem nisto.
O reconhecimento dos vossos pais, foi no final do jogo, esperar pela vossa saída e premiar-vos com um forte aplauso e isso tem de vos deixar orgulhosos, pois quando saímos de campo com o sentido que demos tudo, temos de estar orgulhosos e nesse caso o que menos interessa é o resultado, pois eu, como pai apenas peço ao meu filho que dê o mais que poder, não lhe exijo mais.

Zé Barbosa disse...

Boa Noite!

Este fim de semana aconteceu a tal injustiça do futebol, se é que se pode falar em justiça neste desporto.
Como treinadores ficámos muito orgulhosos do que se passou naquele campo. Provou-se que todo o trabalho, todo o esforço, todas as preocupações, mais cedo ou mais tarde são sempre correspondidas. Sábado jogámos muito! Fintámos quando tínhamos de fintar, passámos quando tínhamos de passar e pressionámos quando tínhamos de pressionar. Só não digo que fomos perfeitos porque 2 azares resultaram em 2 golos sofridos...
O jogo desta jornada mostrou que ninguém é mais jogador que ninguém, mas que todos juntos somos fortíssimos (como já o fomos numa grande noite num torneio...). Não importa se joga este ou aquele porque todos confiam uns nos outros e todos dão tudo o que têm pela equipa.
É triste quando não se ganha depois de se mostrar um excelente futebol, mas isso é o menos importante. Todos saíram de cabeça erguida com a certeza de que deram tudo por tudo, e quando assim é, toda a gente fica satisfeita.
Como em todos os jogos, algumas conclusões devem ser retiradas:
- O futebol é mesmo assim. habituem-se...
- Quando estamos juntos e nos ajudamos uns aos outros somos BEM MAIS FORTES.
- O trabalho semanal reflete-se no jogo.
- Quando nos divertimos a jogar à bola jogamos bem.
- Temos de continuar a trabalhar, a concentrar, a divertir, a batalhar, a ajudar etc.. etc.. etc.. para evoluir e evoluir.
Com a confiança de que tudo vai melhorar ainda mais..
Cumprimentos,
José Barbosa e João Peres

Ricardo Damas disse...

Em primeiro lugar gostaria de dar os meus parabéns por esta iniciativa. É sempre de salutar o aparecimento de sites/blog onde se fala sobre o futebol de formação tantas vezes esquecido.

Quero apenas referir que sendo o administrador deste blog um pai de um atleta, os post terão de ser elaborados com algum cuidado, já que se corre o risco de se criar alguns atritos mesmo sem ser essa a intenção. Não nos podemos esquecer que estamos a falar de jovens que com toda a certeza irão ler as crónicas e podem interpretar mal o que aqui for escrito.

Mais uma vez parabéns e a melhor sorte para a equipa de infantis 7 do SCLV que me parece estar no bom caminho.

José Oliveira disse...

Ao Sr. Ricardo Damas, ... o meu obrigado, por ter acedido a este espaço e ter deixado o seu contributo.

É claro que, como administrador e pai de um atleta, tenho tido algum cuidado com o que escrevo, para não melindrar os mais sensíveis. No entanto, reconheço que não tenho formação específica para lidar com jovens, por isso, certamente que, em algumas ocasiões, involuntariamente, isso pode acontecer. Contudo, terei o máximo cuidado.

Este espaço foi criado com o intuito de dar a conhecer esta formação e incentivar os jovens a praticar desporto, bem como estimula-los a acederem às novas tecnologias, nomeadamente à Informática e Internet, porque disso também depende o futuro deles.

O meu bem-haja pela recomendação.

Jotas disse...

è bom ver que neste espaço, os pais dos jovens atletas desta equipa, participam, aconselham, dão ideias e que o administrador deste espaço as lê e aceita como um estímulo.
Saudações para os nossos miúdos, para os misters e para todos os pais que acedem ao espaço.

José Oliveira disse...

Jorge!...
Lamento que sejam poucos os pais a aceder ao blog e a participar, dando ideias, conselhos, etc.
No entanto, a minha motivação são os nossos "putos" e sei que eles adoram visitar o blog e ir vendo as novidades.
Conclui-se ainda que este espaço é uma forma saudavel de todos podermos opinar, dando sugestões, fazendo críticas contrutivas e também saber o que o Mister pensa, ao ler as suas crónicas.
Agradeço a participação de todos, o meu obrigado em prol da equipa.