20 de outubro de 2008

SCLinda-a-Velha 0 - Casa Pia 1

Crónica do jogo da 2ª jornada do Campeonato Distrital de Futebol Juvenil de Lisboa, realizado no dia 18/10/2008, às 15H00
Local: Linda-a-Velha
Assistência: cerca de 80 espectadores
Equipas: S. C. Linda-a-Velha x Casa Pia AC
Constituição das Equipas:

S. C. Linda-a-Velha: 12-David Grilo; 2-Afonso Caio; 3-Fábio Moreira; 4-Ricardo Amaral; 5-Ricardinho; 6-Tiago Silva; 7-Bryan Rodrigues; 10-Henrique Nunes; 11-Zé Bernardo; 14-João Henriques; 17-Kevin Figueiredo;

Suplentes: 1-Ricardo Estevens; 9-Ricardo Silva; 13-Rodrigo Vilela; 15-Marcelo Mouta; 16-Miguel Camelo; 18-Diogo Serrano; 20-Bernardo Pereira; Todos os suplentes foram utilizados.

Treinador: José Barbosa

Casa Pia:
1-André; 20-Jota; 15-Ruben Tavares; 3- Ricardo Noura; 27-João Cruz; 9-Edgar; 7- João Esteves; 24-Gonçalo Peixoto; 19-Diogo Rodrigues; 8-Miguel Djálo; 10-Luís Marcelino
Suplentes: 11-Elton; 21-Vilão; 39-Igor

Treinador: Luís Lopes

Resultado ao intervalo:
S. C. Linda-a-Velha – 0
Casa Pia AC – 0

Parte:
Golo do Casa Pia AC aos 49 minutos de jogo.

Resultado final:
S. C. Linda-a-Velha – 0
Casa Pia AC – 1
Acção disciplinar:
Nada a registar.
Análise do jogo:

Numa tarde amena de Outono, boa para a prática de futebol, realizou-se o primeiro jogo da época, para o Linda-a-Velha (uma vez que a semana passada folgou), a contar para a 2ª jornada da 1ª fase – Série 5, do Campeonato Distrital de Futebol Juvenil de Lisboa.

A equipa do Linda-a-Velha, entrou em campo com um único intuito, que era ganhar a partida. Por isso, desde o apito inicial, começou a pressionar o adversário, obrigando-o a cometer erros e não o deixando organizar o jogo.

A 1ª grande oportunidade de golo pertenceu ao Linda-a-Velha, logo aos 6 minutos, por intermédio do avançado Zé Bernardo, só que este não acertou na baliza e rematou directamente para fora, fazendo a bola passar junto ao poste direito da baliza.
Aos 16 minutos um jogador da equipa do Casa Pia encetou um ataque rápido pelo lado esquerdo, já junto da grande área cruzou para a zona da meia lua, onde apareceu um colega de equipa a rematar de primeira, tendo o remate saído por cima da barra. Teve tempo para fazer bem melhor.
Quando iam decorridos 19 minutos, Henrique, na cara do guarda-redes, rematou à figura, permitindo que o guarda-redes defendesse para canto.
Neste período o Linda-a-Velha era a melhor equipa em campo, pressionava mais e não dava grandes oportunidades ao Casa Pia para subir no campo.

Chegou o intervalo sem que o guarda-redes do Linda-a-Velha tivesse tido a necessidade de se aplicar. Na 1ª parte foi um mero espectador.

O nulo ao intervalo penalizava a equipa do Linda-a-Velha por não ter concretizado as oportunidades que teve para fazer golo.

Já na 2ª parte, logo, aos 35 minutos, João, só com o guarda-redes do Casa Pia pela frente fez-lhe um chapéu, mas não acertou no alvo, fazendo passar a bola junto ao poste direito, desperdiçando assim a melhor oportunidade de golo em todo o encontro.
De seguida, o Casa Pia respondeu com mais um ataque na diagonal, ficando o avançado só com o guarda-redes pela frente, rematando cruzado para a baliza, ao que o guarda-redes Ricardo Estevens respondeu com uma enorme defesa.

Entretanto, o Linda-a-Velha, foi fazendo várias substituições, com o intuito de fazer jogar todos os jogadores e a partir daí as equipas encaixaram-se, tornando-se o jogo mais equilibrado, com o Casa Pia a ter mais capacidade de resposta, conseguindo mesmo mais poder ofensivo.

Até que, quando iam decorridos 49 minutos, um passe falhado por um jogador do Linda-a-Velha permitiu que o jogador da equipa adversária recuperasse a bola e lançasse um contra-ataque rapidíssimo, que apanhou toda a defesa em contra-pé, o avançado do Casa Pia ao ver que o guarda-redes do Linda-a-Velha saía ao seu encontro, fez-lhe um excelente chapéu, só que o guarda-redes ainda conseguiu tocar na bola, mas esta continuou em direcção à baliza, tendo o guarda-redes mais uma vez, já sobre a linha de golo, evitado que a bola entrasse, mas o avançado não desistiu da jogada e ainda conseguiu pontapear a bola que já estava na mão do guarda-redes, fazendo-a entrar na baliza, conseguindo assim o único golo da partida. Deste lance resultou a lesão do guarda-redes Ricardo Estevens que teve de ser substituído.

Aos 59 minutos, Ricardo Silva, só com o guarda-redes pela frente rematou em jeito só que à figura, possibilitando uma defesa fácil e desperdiçando uma boa oportunidade para empatar a partida.

Já em tempo de compensação, aos 61 minutos, o avançado Henrique sofreu uma carga pelas costas, em plena grande área e o árbitro nada assinalou, ficando por marcar a respectiva grande penalidade.

Perante o futebol apresentado por ambas as equipas e atendendo às diversas oportunidades desperdiçadas pelo Linda-a-Velha, pode-se mesmo dizer que a vitória da equipa visitante foi injusta.
A equipa do Linda-a-Velha foi superior, demonstrou melhor fio de jogo, só que não teve a sorte do seu lado.
A equipa do Casa Pia raramente incomodou a baliza do Linda-a-Velha, mas soube tirar proveito de um erro cometido pela equipa da casa para concretizar.
O futebol é assim mesmo, nem sempre quem joga melhor é que ganha.

Actuação dos árbitros:

MEDÍOCRE. Os árbitros na 1ª parte estiveram bem. Na 2ª parte nem por isso, porque tiveram dualidade de critérios, uma vez que assinalaram todas as faltas cometidas pelo Linda-a-Velha e não assinalaram as faltas cometidas pelo Casa Pia. No lance do golo, ficaram muitas dúvidas, porque o guarda-redes do Linda-a-Velha tinha a bola na mão, em plena linha de golo, quando o avançado do Casa Pia pontapeou a bola e a mão, fazendo a bola entrar na baliza. Já em tempo de compensação, também ficou por assinalar uma grande penalidade, por uma carga pelas costas sobre o avançado do Linda-a-Velha, em plena grande área.

Resumo do jogo

7 comentários:

Jotas disse...

Pedir desde já desculps a todos pelo modo como me alterei em relação ao trabalho lastimável da equipa de arbitragem, de facto eu e o Oliveira não cometemos tanta asneira.
Depois felicitar os nossos jogadores pelo empenho, dedicação e bom jogo que fizeram,pois se jogarem sempre com esta vontade estão no bom caminho, mas como nem tudo é perfeito, faltou a concretização para se considerar a exibição como exelente, ha que continuarem a treinar melhor esse aspecto e de certeza que noutros jogos marcaremos os necessários golos.
Como se costuma dizer quem não mata, morre, e foi o que aconteceu, nós tivemos a infelicidade de falhar 5 ou 6 belas oportunidades e eles que tiveram uma em cada parte marcaram 1 golo.

Anónimo disse...

bom dia..descobri um Mundo Novo..realmente este blogue é FANTASTICO..E ESTÁ OBVIAMENTE JÁ NOS MEUS FAVORITOS...
1.Jogo..parece que foi galo..mas importa jogar..jogar..jogar..depois vencer..mas sempre jogar...
2.a arbitragem..pelo descrito..2 lances decisivos..penso que arbitrar jovens desta idade..é a coisa mais fácil do MUNDO..mas quando existem pessoas..com problemas..por vezes é o futebol que paga..Não vi o jogo..ouvi posteriormente alguns comentarios..e APENAS DESEJO A ESSA DUPLA A MAIOR DAS FELICIDADES.
QUANTO NOSSA EQUIPA ..VAMOS CONTINUAR A SER FELIZES..
JOÃO MATOS REIS

José Oliveira disse...

Sr. João Matos Reis!
Obrigado pelo elogio ao blogue. A ideia do Blogue surgiu em Janeiro, ainda eles era Infantis 7. Com o tempo tem-se vindo a aperfeiçoar, tentando dinamizar este espaço e ao mesmo tempo motivar os nossos "putos" a nível desportivo, mas também informático, porque assim também lhes desperta o interesse pela pesquisa na internet e como o futuro depende da informática, nada melhor do que os cativar a ter gosto por esta tecnologia.
Todas as ideias serão bem vindas. Toda a colaboração será bem aceite. No caso de querer ver publicada, em primeira página, alguma notícia, pode enviar para o mail indicado no blogue, para que depois faça a respectiva colocação.

Informo-o que nem sempre é fácil escrever neste espaço, porque é um espaço onde se fala de miúdos com 12 anos, por isso, tem de se ter muito cuidado com o que se escreve, para não ferir sensibilidades, nem melindrar os próprios putos, nem os pais.
No início da vida deste blogue houve uma reunião, entre os pais, Mistres e Psicólogo Gonçalo, para defenir a estratégia daquilo que se podia escrever e o que não se podia escrever e é nessa linha orientadora que tenho vindo a escrever as minhas crónicas.
Dou como exemplo: Quando algum jogador falha ou erra não se deve referir o nome desse mesmo jogador, nem criticar. No entanto, se outro faz uma bela jogada é de referir, para motiva-lo ainda mais e para que os outros façam com os seus nomes também apareçam pelas melhores razões.
Como vê, também não é uma tarefa fácil, mas faço-o com todo o prazer, porque gosto do futebol jovem, onde ainda não há vícios e todos eles fazem o melhor que sabem e mostram sempre disponibilidade para aprender e fazer ainda melhor.
O Mister Zé Barbosa tem sido uma boa colaboração para o blogue e isso também faz com que os putos tenham mais prazer em visitar este espaço, que está cada vez mais divulgado e mais visitado. O mesmo também já faz parte dos links do site academia de talentos.
Ontem, a pedido do Mister Zé Barbosa, também foi colocado um atalho do Blogue, no site do Linda-a-Velha.

Conto com a sua colaboração.
Cumprimentos,
José Oliveira

Anónimo disse...

pessoal joga jogamos ate fartar mas tambem e verdade falha-mos muito.agora e o domingos de savio e para acabar com eles e nao falhar tanto...:-

Anónimo disse...

pessoal joga jogamos ate fartar mas tambem e verdade falha-mos muito.agora e o domingos de savio e para acabar com eles e nao falhar tanto...:-

Zé Barbosa disse...

Boa Noite!
Acabei de ver o vídeo do jogo de sábado.. Estamos todos de parabéns! Fomos Guerreiros, Amigos, tivémos atitude e alegria a jogar futebol. Não posso pedir mais nada... É óbvio que há coisas a corrigir, mas isso há sempre, e devagarinho vamos trabalhando. Mas também é óbvio que estamos muito bem e a jogar bom futebol. Resultado da vossa aplicação e muito trabalho nos treinos. Não querem continuar a aprender cada vez mais e a jogar cada vez melhor? já sabem a receita.
No sábado lá estamos, para mais uma batalha... e como quem trabalha e se aplica, aprende e vence... não tarda muito para que as coisas nos começem a correr bem :)
Abraço para todos.
Até amanhã!
Mister Zé Barbosa

Anónimo disse...

boas a todos..ze barbosa..jotas e obviamente o mentor do blog o jornalista pai .eheeh..jose oliveira..sim sim..escrever sobre jovens ..muita atenção..embora o Mundo começa aí..fui educado que era tudo cor de rosa..calro que vivendo com malta com problemas..e alguns flagelos sociais..desde puto vi que afinal há outro Mundo..
temos de ter cuidado com o que escrevemos..essa iniciativa do psicologo formidável..mas uma coisa eu garanto (tenho uma filha de 23..que obviamente já teve 12)..os jovens de hoje são super inteligentes..despertos cada vez mais e com informação a chegar a toda a hora...obviamente que não tenho muita experiencia de lidar com jovens..mas de uma coisa tenhoa a certeza preferem um verdade..mesmo que seja um nadinha xata..de que uma mentira..quem mentir a uma criança (e não só)...perde o direito da credibilidade..e uma criança sabe quando joga menos bem..qual o colega é o melhor..etc..só primo do francisco magalhaes..o chiquinho e adoro o puto..e costumo lhe dizer que joga bem (e joga)que ainda vai ser melhor que o irmão..que é mesmo bom..e ele ri-se e diz que não o irmão é que é bom..eeheh..mas temos de incentivar a serem os melhores..mas sempre numa perspectiva de brincadeira..pois eles são crianças..
o vosso trabalho de pais e de tecnicos é fundamental..Parabens..o blog tem tb essa didactica..verem-se..mexer nas teclas (onde nos fintam)..importa crescerem em grupo..socialmente..cada um é uno..é bom que cada um tenha sua personalidade.
No jogo que vi com Odivelas em futebol infantis de 7..no nosso torneio..fui à cabine com Pedro Santos dar um abraço ao Morais e ao Bernardo e a laegria reinatne naquela cabine..era indescritivel..uma alegria..se calhar no futebol profissional só ao nivel de uma final da Champions..
ah é verdade mandei um olhar sobre infantis 11..sobre a nossa equipa e os nossos 12 adversários espero que gostem..
e que no proximo joguem contra domingos savio..na tapadinha não é? que se divertam..filhos..tecnicos...pais..e acima de tudo que se SINTAM FELIZES..a vossa FELICIDADE É TAMBÉM A NOSSA..
viva o S.C.L.VELHA
e pode/deve me tratar por apenas João Reis..O sr..aqui não é necessário..porque no fundo somos todos INFANTIS 11.ehheheh