Crónica do jogo da 4ª jornada – série 5 do Campeonato Distrital de Futebol Juvenil de Lisboa, realizado no dia 01/11/2008, às 15H00.
Local: Parque Desportivo Fernando Magalhães, em Linda-a-Velha
Assistência: cerca de 80 espectadores
Equipas: Sporting Clube de Linda-a-Velha x Operário Futebol Clube de Lisboa
Constituição das Equipas:
Sporting Clube de Linda-a-Velha:
12-David Grilo; 2-Afonso Caio; 4-Ricardo Amaral; 5-Ricardinho; 6-Tiago Silva; 7-Bryan Rodrigues; 10-Henrique Nunes ©; 14-João Henriques; 15-Marcelo Mouta; 17-Kevin Figueiredo e 18-Diogo Serrano;
Suplentes: 1-Ricardo Estevens; 3-Fábio Moreira 9-Ricardo Silva; 11-José Bernardo; 16-Miguel Camelo; 19-Eduardo Bastos e 21-Rodrigo Ferreira; Todos os suplentes foram utilizados.
Treinador: José Barbosa
Operário Futebol Clube de Lisboa:
1-Miguel Páscoa; 2-Edgar Borges; 3-João Lemos; 4-Pedro Lopes; 5-Salomão Vieira; 6-Pedro Soares; 7-Hélder Fernandes © 8-Bruno Lopes; 9-José Marques; 10 Sérgio Oliveira e 11-Miguel Martins.
Suplentes: 12-Diogo Primo; 13-Francisco Lourenço; 14-Vasco Rocha; 15-Miguel Cerqueira; 16-
Vítor Martins e 17 João Marques.
Treinador: Jorge Morais
1ª Parte:
Golos do Linda-a-Velha aos 23, 28 e 29 minutos de jogo.
Resultado ao intervalo:
S. C. Linda-a-Velha – 3
Operário Futebol Clube – 0
2ª Parte:
Golo do Linda-a-Velha aos 46 minutos de jogo.
Resultado final:
S. C. Linda-a-Velha – 4
Operário Futebol Clube – 0
Análise do jogo:
RESULTADO MELHOR DO QUE A EXIBIÇÃO ...
Numa tarde de sol, mas de temperatura amena, em pleno Outono, excelente para a prática da modalidade, realizou-se mais um jogo, onde ficou bem patente a supremacia da equipa da casa.
A equipa do Linda-a-Velha, vinha de duas derrotas seguidas, por isso entrou em campo com um único objectivo, a vitória, para fazer esquecer a má exibição que tinha feito no último jogo.
O jogo começou muito dividido a meio-campo, com ambas as equipas a equilibrar a partida e a manter o jogo longe das balizas, sendo “bola cá, bola lá”.
Até que, aos 5 minutos o Linda-a-Velha criou uma jogada de perigo, numa jogada em que Ricardinho fez o passe para João e este desmarcou-se pela direita e rematou à baliza, mas para uma defesa fácil.
Iam decorridos 12 minutos quando o Linda-a-Velha na sequência da marcação de um canto, mais uma vez criou perigo, sendo o golo evitado por uma boa defesa do guarda-redes adversário.
Dois minutos depois, novo canto do mesmo lado e mais uma jogada de perigo, com a bola a sair perdida pela linha de fundo.
Aos 15 minutos, depois de uma recuperação de bola a meio-campo, o Linda-a-Velha iniciou mais uma jogada de muito perigo, na qual João entregou para Henrique que entrou na área com a bola controlada e quando se preparava para rematar foi desarmado por um adversário, ficando o público a pedir grande penalidade, mas depois de ver as imagens ficou claro que o árbitro teve razão ao não assinalar, porque o defesa só jogou a bola.
O Linda-a-Velha não lhes dava descanso e atacava insistentemente na procura do golo que tranquilizasse a equipa, entretanto, aos 16 minutos, Marcelo, já dentro da área, é travado em falta pelo último defesa, que o atirou para o chão, impedindo-o de chegar à bola, ficando por assinalar a respectiva grande penalidade.
Aos 18 minutos, na sequência da marcação de um livre directo, o Linda-a-Velha esteve à beira de concretizar, mas o avançado não chegou à bola e esta saiu pela linha de fundo, perdendo-se mais uma boa oportunidade.
A equipa da casa não desistiu de tentar chegar ao golo, até que, quando já iam decorridos 23 minutos, Ricardinho bateu um canto de forma exemplar, para o 1º poste, onde estava Bernardo que cabeceou para a baliza, tendo o guarda-redes feito uma defesa de recurso para o lado, depois um defesa aliviou para a frente e, Kevin posicionado à entrada da grande área, solto de marcação, rematou de 1ª para o fundo das malhas, inaugurando o marcador.
Com este golo a equipa visitante desconcentrou-se e o Linda-a-Velha soube tirar partido disso e logo a seguir, aos 28 minutos, fez o 2º golo, de uma forma um pouco inesperada, uma vez que Bryan bateu uma bola para a área adversária e o guarda-redes fez-se ao lance só que falhou a intercepção da bola, por ter calculado mal a altura e tempo de saída, e Henrique, oportuno, só teve de encostar o pé à bola e ampliar a vantagem.
A equipa visitante estava a passar por um mau momento, muito por culpa da grande pressão ofensiva da equipa da casa, tanto que, logo no minuto seguinte, aos 29 minutos, um defesa adversário aliviou uma bola para o lado, onde estava João que a interceptou e driblou um adversário, continuando com a bola até à entrada da área de onde rematou para a baliza, colocando o esférico fora do alcance do guarda-redes, fazendo assim o 3º golo.
Este golo matou o jogo, porque se até aqui o adversário ainda não tinha criado nenhuma jogada de perigo, tudo ficou muito mais difícil, porquanto o Linda-a-Velha também já jogava com muito mais tranquilidade.
Ao intervalo a supremacia da equipa da casa não deixava dúvidas. O guarda-redes David foi um mero espectador, tocou na bola duas vezes e sem qualquer perigo para a baliza.
No segundo tempo esperava-se uma reacção da equipa visitante, mas aquilo que se assistiu foi o decair da qualidade de futebol praticado.
Logo, aos 36 minutos, após um canto marcado por Kevin, Henrique rematou de 1ª à baliza, tendo a bola batido num defesa que estava junto ao poste esquerdo, tendo a bola ressaltado para o guarda-redes que só teve de a encaixar.
O Linda-a-Velha continuou a carregar no acelerador e, aos 38 minutos, Ricardinho fez uma jogada genial, em que driblou três adversários e colocou a bola em Kevin que estava, do lado esquerdo, totalmente desmarcado, tendo este rematado à baliza e o guarda-redes defendido para o lado, onde estava Bernardo que só teve de encostar o pé à bola para que esta se fosse anichar no fundo das malhas. Golo esse que foi prontamente anulado pelo árbitro por pretenso fora de jogo de Bernardo. Lance difícil de avaliar, por isso beneficio da dúvida para o árbitro.
A meio da 2ª parte, mais precisamente aos 46 minutos, Bryan fez uma recuperação de bola a meio-campo, depois fez o passe para Bernardo que recebeu a bola de costas para a baliza, rodou e rematou de 1ª com o pé esquerdo (seu pior pé), de uma distância de cerca de 20/25 metros, conseguindo assim um belo golo, o qual acabou por ser o último da partida.
Já iam decorridos 52 minutos, quando o guarda-redes Ricardo Estevens, que havia entrado ao intervalo, tocou na bola pela 1ª vez, na sequência de um livre directo e sem qualquer perigo para a baliza do Linda-a-Velha.
Mesmo a terminar a partida, aos 59 minutos, Ricardo Amaral desarmou um adversário a meio-campo, entregou a bola a Miguel Camelo que, por sua vez passou de imediato para a frente, onde apareceram completamente desmarcados, só com o guarda-redes pela frente, Ricardo Silva e João Henriques, tendo a bola sido levada por Ricardo Silva, entretanto pareceu surgir a dúvida, marcas tu ou marco eu, mas decidiu-se por ele próprio tentar a sua sorte, rematando à baliza, só que o remate saiu à figura do guarda-redes, possibilitando a defesa. Desperdiçou-se assim aquela que foi a melhor oportunidade de golo de todo o encontro, uma vez que estavam ambos na cara do guarda-redes sem qualquer oposição.
Vitória justa. A superioridade da equipa do Linda-a-Velha foi por demais evidente. Se não tivessem desperdiçado algumas das oportunidades criadas o resultado podia ter sido mais dilatado. A equipa do Linda-a-Velha demonstrou melhor fio de jogo.
A equipa visitante nunca conseguiu incomodar a baliza do Linda-a-Velha. Tarde muito tranquila para os guarda-redes da equipa da casa, que se limitaram a ver os colegas a jogar.
O resultado acabou por ser melhor do que a exibição, porque a equipa visitante não ajudou a proporcionar um bom espectáculo. A equipa da casa também teve algumas falhas, demonstrando ainda algum nervosismo e intranquilidade, o que revela que os níveis de confiança ainda não são desejados, o que é normal para esta fase da época e atendendo também ao facto de vir de duas derrotas.
Acção disciplinar: Nada a registar.
Actuação dos árbitros:
RAZOÁVEL. Os árbitros tiveram a vida facilitada porque os jogadores não complicaram. Na 1ª parte ficou uma grande penalidade por assinalar a favor do Linda-a-Velha. Na 2ª parte, golo anulado ao Linda-a-Velha por suposto fora de jogo, … neste lance benefício da dúvida para o árbitro, uma vez que não é possível ajuizar esse lance com certeza.
Resumo do jogo em vídeo
4 comentários:
boa vitória e atitude contra um adversário frágil.
Há que trabalhar e manter sempre esta vontade.
parabens maltinha..os motores da carro (linda velha)começarem a aquecer..agora sempre em frente.
joaomatosreis
o video está excelente..a musica está magnifica..jean michel jarré?
a maltinha gostou tanto..de jogar no sabado..que no domingo andavam no campo de 7 a jogarem ..a brincarem...era maltinha dos infantis de 11? não era?
joaomatosreis
Boa Noite!
Foi um bom jogo maltinha. É verdade que o adversário era mais frágil, mas o nosso empenho, entrega e atitude tornaram tudo mais fácil. A nossa vitória tem mérito, não é demérito adversário.
Aqui têm uma prova de que todo o trabalho semanal dá frutos o fim de semana.
"Treino duro, prova fácil".
Estou confiante de que iremos continuar assim, a trabalhar bem e a evoluir cada vez mais.
Até amanhã para mais um treino. Sábado há mais.
Abraço
Mister Zé
Enviar um comentário