19 de dezembro de 2008

VOTO DE CONFIANÇA E AGRADECIMENTOS AOS MISTERES

Uma palavra de apreço para os Misteres José Barbosa e João Peres …

Caros Misteres:

Antes de mais, vejamos uma retrospectiva, em forma de balanço, daquilo que tem sido o nosso campeonato esta época:

- 1ª Jornada: Folga.

- 2ª Jornada: Perdemos em casa 1-0 contra o Casa Pia, no entanto, dominámos o jogo, fomos muito superiores, mas … perdemos;

- 3ª Jornada: Fora de casa, contra o Domingos Sávio, começámos o jogo a ganhar, … depois deixá-mo-nos ir abaixo e fomos um desastre, … nos primeiros sete minutos sofremos três golos, … perdemos o jogo e bem. Este foi o nosso pior jogo.

- 4ª Jornada: Ganhámos em casa ao Operário por 4-0, dominámos o jogo, fomos muito superiores.

- 5ª Jornada: Perdemos 3-0 no Estoril, fizemos uma má 1ª parte; Na 2ª parte equilibrámos, mas não o suficiente para dar a volta ao resultado. Por isso, perdemos e perdemos bem, porque não fizemos o suficiente para contrariar a equipa do Estoril que, na 1ª parte, em dois lances de pura sorte, conseguiu fazer dois golos, tendo obtido o 3.º já na parte final do jogo, quando o Linda-a-Velha apostou mais no ataque à procura do golo.

- 6ª Jornada: Perdemos em casa com o Cascais por 2-0, devido a duas falhas de marcação da nossa defesa, no entanto dominámos. Não merecíamos perder, mas … perdemos.

- 7ª Jornada: Fomos ganhar a Fontainhas por 2-0 e fizemos um bom jogo, … vitória merecida.

- 8ª Jornada: Perdemos em casa com o Atlético por 1-0, tendo sofrido o golo por uma infelicidade de um dos nossos defesas, no entanto, o domínio do jogo pertenceu 90% à nossa equipa, com 4 ou 5 oportunidades para marcar golos, … só que a bola nunca entrou, … fomos infelizes, … e perdemos, … mal, mas … perdemos.

- 9ª Jornada: Perdemos em casa do Belenenses por 3-0, jogámos o que nos deixaram jogar, devido à superioridade do adversário. Contudo, o Linda-a-Velha fez um bom jogo, bateu-se muito bem.

- 10ª Jornada: Ganhámos em casa ao Palmense por 4-0. Dominámos todo o jogo. Merecíamos ganhar por mais.

OBSERVAÇÕES:
- Contra o Domingos Sávio sofremos três golos nos primeiros 7 minutos de jogo.
- Contra o Estoril sofremos o 1.º golo aos 3 minutos de jogo;
- Contra o Cascais sofremos o 1.º golo aos 2 minutos de jogo;
- Contra o Atlético sofremos o golo aos 3 minutos de jogo;
- Contra o Belenenses sofremos o 1.º golo aos 3 minutos da 2ª parte;

Perdemos 3 jogos em casa, contra o Casa Pia; Cascais e Atlético, nos quais a nossa equipa dominou e foi superior, mas como não conseguiu marcar e consentiu que o adversário marcasse, perdemos, … quando qualquer uma destas equipas estava ao nosso alcance.

CONCLUSÕES A TIRAR:
A maior parte dos golos sofridos foi, quase sempre, no início dos jogos. Não nos podemos dar ao luxo de começar os jogos a perder, porque depois a recuperação é muito mais difícil. A equipa desmotiva-se e tem muito mais dificuldades em dar a volta ao resultado. Por outro lado, os níveis de ansiedade aumentam e a equipa, sem querer, passa a falhar mais passes. Quando a equipa começa a ganhar, a motivação é outra e os níveis de confiança aumentam e, quando assim é, jogam mais confiantes e (quase) tudo lhes sai bem.

CONSIDERAÇÕES:
Até aqui, o Linda-a-Velha tem tido alguns resultados cinzentos, ou seja, menos bons, mas analisando jogo a jogo, das jornadas já disputadas, constatamos o seguinte:
Em todos os jogos já disputados demos sempre boa réplica, mostrámos bom futebol, excepto no jogo contra o Domingos Sávio. Porém, não temos tido a sorte do nosso lado, por isso acabámos por perder alguns jogos. No entanto, apraz-me dizer que temos feito bons jogos, temos praticado bom futebol, temos sido uma equipa humilde, mas vistosa, …dentro das nossas possibilidades e das nossas limitações, temos sido uma boa equipa. A nossa equipa tem tido boa postura em campo, não se limita ao pontapé para a frente, … tenta sempre sair com a bola controlada. Tem sido alvo de apreciação, pela positiva. Até os nossos adversários directos já comentaram que o Linda-a-Velha está a praticar bom futebol. Temos tido alguma infelicidade na concretização, mas com trabalho e dedicação, também isso será ultrapassado. A partir daí passaremos a ser uma equipa devastadora e temível para os nossos adversários.

Caríssimos MISTERES:
Depois de ter visto jogar as equipas: Casa Pia; Domingos Sávio; Operário; Estoril; Cascais; Fontainhas; Atlético e o Palmense, resta-me dizer que jogamos muito mais futebol do que eles. A nossa equipa troca muito melhor a bola do que qualquer uma destas equipas, … conseguimos dar largura ao jogo, jogando no campo todo, sem nos limitarmos só ao pontapé para a frente, como muitas destas equipas está a fazer. Estamos a construir uma equipa para o futuro. Tem-se notado a evolução, … e com o decorrer do tempo, os nossos “putos” estão mais confiantes e com essa confiança virão também os bons resultados.
Nos jogos realizados até aqui, temos falhado muito na concretização. Todavia, com o tempo, presumo que isso vá melhorar e passaremos a ser mais eficazes.

A forma como a equipa está a jogar é mérito dos Misteres José Barbosa e João Peres, que ao longo deste ano e meio, à frente da equipa, têm vindo a personalizar a equipa aos seus padrões e expectativas. Os métodos utilizados nos treinos e a postura nos jogos têm vindo a revelar o quanto a equipa tem evoluído neste último ano. É claro que, no início da época, a equipa esteve menos bem, mas isso também se deve ao facto de terem mudado do futebol de 7 para o futebol de 11 e com a inclusão de novos elementos na equipa, vindos da formação, que nunca tinham competido.

AGRADECIMENTO:
Como pai de um dos jogadores desta equipa, quero agradecer a ambos os Misteres, por toda a dedicação que têm manifestado em prol da melhoria dos nossos filhos, fazendo deles melhores jogadores e em alguns casos até melhores rapazes socialmente.

Não é difícil ver o quanto se dedicam a esta equipa, … porque será? Talvez por ter sido a vossa primeira equipa no SCLV!? … seguindo o velho ditado, … não há amor como o 1.º.

Aos Misteres Zé Barbosa e João Peres quero publicamente expressar o meu voto de confiança, nesta equipa técnica, bem como agradecer toda a dedicação e empenho que têm tido para com os nossos “putos”.

Apelo para que continuem assim, com essa determinação e vontade, porque se assim o fizerem, mais tarde ou mais cedo, o vosso futuro certamente será risonho, … porque quem trabalha bem, um dia acaba por ser recompensado. Os observadores andam por aí, quando menos se espera, eles estão lá, e não andam só a observar jogadores, também observam os treinadores e aqueles que trabalham bem e demonstram valor um dia também acabam por dar o salto.

Estou certo que, a nossa equipa vai fazer uma boa 2ª fase e a prova disso, tem sido a forma como se tem vindo a bater nos últimos jogos, bem como as vitórias conseguidas nos dois últimos jogos de treino, contra os Iniciados B.

Começa-se a notar mais alegria na forma de jogar, … já trocam mais a bola, … já sabem posicionar-se melhor em campo, … já sabem o que fazer quando têm a bola nos pés, … em suma, … estão a jogar mais como equipa e também estão melhores jogadores individualmente, mas ainda vão conseguir melhorar mais, … têm uma grande margem de progressão que só o tempo vai ditar, porque ainda lhes falta força física, que só se adquire com a idade.

POR TUDO QUANTO TÊM FEITO, PELOS NOSSOS PUTOS
OBRIGADO MISTER ZÉ BARBOSA
OBRIGADO MISTER JOÃO PERES

Já agora, peço aos nossos putos que façam, tudo por tudo, para conquistar a vitória em Tires, para que a possam dedicar aos Misteres, ok? Força putos, … mostrem a vossa raça em campo, … DIVIRTAM-SE!...

Sem comentários: